Harmony Vida & Saúde

Blog

Você já ouviu falar na Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é uma doença que tem feito parte da realidade de milhares de brasileiros. Com o advento da pandemia, pessoas que estão na linha de frente, como os profissionais da saúde, estiveram em contato direto com essa enfermidade, tendo em vista a pressão e desgaste diário.

Segundo um estudo realizado pelo PEBMED, famoso portal de Saúde, cerca de  78% desses profissionais tiveram sinais de Síndrome de Burnout no período da pandemia, sendo as maiores porcentagens divididas entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 Mas o que é a Síndrome de Burnout?

Conhecida também como esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout é considerada um distúrbio emocional relacionado com a jornada de trabalho de uma pessoa. O estresse crônico, não administrado com êxito, e as tensões emocionais são os maiores causadores da doença.

Por se tratar de uma síndrome ligada diretamente ao trabalho, os seus sintomas podem ser entendidos, erroneamente, como parte normal do cotidiano agitado e intenso. Porém, existe a possibilidade de serem sinais de uma doença que apresenta consequências prejudiciais à saúde e ao bem estar do indivíduo. 

A atenção aos sintomas é fundamental para que seja desenvolvido um tratamento efetivo com a ajuda do profissional especializado.

Quais são os principais sintomas da doença?

Existem inúmeros efeitos que surgem em nosso corpo que podem ser indícios da Síndrome. Os principais deles são: 

  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos negativos e insegurança;
  • Alterações de humor;
  • Distanciamento mental do próprio trabalho;
  • Queda na eficácia profissional.

Além disso, são comuns dores de cabeça, pressão alta, ausência demasiada no trabalho e palpitações como sintomas derivados da doença. 

Alguns exercícios podem ser de grande contribuição para afastar Burnout da sua realidade.

5 dicas para afastar a Síndrome

  • Pratique o autoconhecimento

Imergir nesse processo do autoconhecimento possibilita uma maior compreensão de quem somos e por que realizamos alguns comportamentos. Isso irá facilitar nas decisões que serão tomadas ao longo da sua jornada. Para isso, ter o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra pode ser fundamental para contribuir com esse momento.

Saiba mais como você pode começar a se conectar consigo mesmo. 

  • Pratique exercício 

Quando decidimos cuidar do nosso corpo através de um exercício físico, estamos investindo em uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos. Além de uma melhoria no funcionamento corporal, você pode ter outro ganho: saúde mental. 

Nesse sentido, não estará prevenindo apenas a Síndrome de Burnout, mas outras doenças que afetam a nossa qualidade de vida, como a ansiedade e a depressão.

  • Durma bem

Ter uma boa noite de sono colabora com nossa disposição para o próximo dia. Além disso, é importante enfatizar que é necessária a seguinte combinação: qualidade de sono + tempo suficiente.

Desse modo, mantendo essa soma constante na sua rotina, você poderá reduzir o nível de estresse, melhorar seu humor e sua memória. 

  • Defina limites saudáveis no seu trabalho

Utilizando o primeiro ponto que abordamos, você poderá definir limites em todas as áreas da sua vida, uma delas é no trabalho.

Por se tratar de um ambiente de um fluxo intenso, o autoconhecimento será um grande aliado para que você mantenha sua saúde mental e não se sacrifique por algo que lhe fará mal.

  • Organização das suas atividades pessoais e profissionais

Manter organização da sua rotina é primordial para que sua vida esteja no curso certo. Existem algumas formas de organizar o seu dia a dia. Sendo elas: agendas, planners, aplicativos de celular.

Quando tratamos de saúde mental precisamos ter em mente que é a partir dela que descobriremos como viver tendo mente, corpo e emoções alinhadas. Por isso, cuidar dela é imprescindível para que possamos ter uma qualidade de vida melhor.

A Harmony Vida & Saúde busca oferecer todo o conforto e ajuda para os seus pacientes, a fim de que conquistem um maior bem-estar. Para entender melhor sobre a temática e iniciar um tratamento com uma psicóloga ou um psiquiatra, fale conosco!

AGENDE SUA CONSULTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa!
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?