Um dos motivos para o desânimo aparecer, ainda que não seja percebido, é a depressão, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a quarta principal causa da incapacitação.
Grande parte das pessoas que possuem os sintomas do transtorno, como fadiga, insônia, dor de cabeça regular, desconforto gástrico e um profundo sentimento de vazio, não são aquelas que ficam em casa o dia todo e não sentem vontade de sair da cama – apesar de existir esses casos, há um crescimento de pessoas que vivem a rotina normalmente e convivem com a depressão.
Apesar de ser um quadro difícil, existem maneiras de tentar enfrentá-lo, conhecendo os seus limites e fazendo o que te deixa confortável:
- Compartilhe suas emoções
Ainda que seja difícil, busque compartilhar seus sentimentos com alguém em que você confia e se sente bem em conversar sobre o que se passa na sua vida. Embora pareça um pequeno passo, é um feito extremamente significativo conseguir se abrir e ter suas emoções partilhadas.
- Cultive hábitos saudáveis de sono
Organize a sua rotina de modo a ter um horário regular para dormir e acordar. Faça um ritual que ajude o seu corpo a entender que está repousando. Apenas para citar alguns exemplos, você pode tomar um banho morno, ouvir uma música relaxante e fazer uma leitura leve. E mais, é fundamental desconectar-se de dispositivos tecnológicos, pois eles reduzem a qualidade do sono.
- Procure fazer uma atividade física
Um dos sintomas da depressão é a perda de energia e de vontade de praticar exercícios físicos. Por essa razão, é importante realizar um esporte ou atividade que te faça sentir mais vivo – isso ajudará na produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar, contribuindo para o aumento da autoestima.
- Pratique meditação
A meditação vem se destacando e auxilia na sensação de bem-estar, diminui a insônia e ansiedade, além de contribuir para o aumento do foco.
- Cuide mais de você
Encontre um hobby que você goste e se sinta confortável para realizar diariamente. Dando pequenos passos em direção ao autocuidado, você começará a vencer a depressão.
Para entender mais sobre o tema e iniciar um tratamento com uma psicóloga ou um psiquiatra, fale conosco!
Acesse outros posts do blog por aqui.
Torne-se um profissional parceiro da Harmony Vida & Saúde hoje mesmo!